No radar

Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019

por Joana Gonçalves

Desde 2007, altura da sua 1.ª edição, a Trienal de Arquitectura investiga, dinamiza e promove o pensamento e a prática da arquitectura. Além do fórum internacional que é organizado de três anos em três anos, a associação tem uma actividade contínua e produz eventos ao longo do ano como o Open House Lisboa e as Conferências Distância Critica.

A trienal tem como missão criar conteúdos orientados não só para arquitectos, mas para a comunidade criativa e também para o grande público, numa óptica de sensibilização para as mais-valias da prática da arquitectura, posicionando a arquitectura portuguesa e Lisboa e Portugal no circuito cultural internacional.

Poética da Razão é o tema da edição deste ano, que tem uma curadoria internacional. Este título declara que a arquitectura está alicerçada na razão e a racionalidade é fundamental para a compreensão da arquitectura, para ser partilhável por todos e não apenas por arquitectos. Com a massificação da construção, visto que têm sido construídos mais edifícios desde o inicio do século passado do que em qualquer outra época histórica, todos têm direito a entender a arquitectura, sem terem conhecimento prévio especializado nesta área. 

O programa é composto por cinco exposições centrais, dez projectos associados, um ciclo de conferências Talk, Talk, Talk (a realizarem-se nos dias 28, 29 e 30 de Novembro) e três prémios. Esta edição tem um programa de actividades educativas destinadas a vários públicos desde crianças a adultos. 

O evento acontece em vários locais de Lisboa, desde museus e centros culturais de referência da cidade como o MAAT, a Culturgest, o MNAC, a Garagem Sul do CCB, a Gulbenkian ou Palácio Sinel de Cordes até lugares temporários.

Pode consultar a agenda em: https://2019.trienaldelisboa.com/agenda/.