Sociedade

Quioto, Uma Viagem Inesquecível

por Joana Nascimento

Depois de viajar cá dentro pelo Japão com o Iberanime, chegou o momento de vos levar a viajar literalmente. Já foi há mais de um ano, mas parece que foi ontem que vivi a aventura da minha vida, a epifania dos fãs de cultura pop japonesa: a minha viagem ao Japão.

Uma aventura breve só de uma semana, mas foi inesquecível. Visitar este país é uma experiência fantástica, por si só, mas ir como fã de anime e manga é outra coisa.

Primeiro, já sabemos tudo, ou quase tudo, o que há para saber sobre aquele país por causa das séries e dos eventos. Ir às origens dos personagens, ao seu mundo é indescritível.

Depois, há que preparar a viagem, fazer um roteiro dos sítios que queremos visitar.

Por último, é só fazer as malas e partir à descoberta!

No meu caso, fui a Quioto uma cidade de contrastes. Entre o antigo e o moderno, o colorido e o descolorido, fui descobrindo recantos e monumentos espectaculares com muita história e cultura. Mas o que me fascinou na cidade não foram só os templos e os palácios com os seus jardins sempre bem cuidados ou as ruas cheias de movimento. O que mais me interessou foram as alusões ao anime e à manga que se vêm um pouco por toda a cidade, seja na forma de publicidade ou numa raspadinha ou selo dos correios.

Mas houve ainda outro sítio que me fascinou mais do que tudo o resto. Um sítio onde pude entrar novamente no meu mundo. Estou a escrever sobre o Museu Internacional da Manga de Quioto.

(Fachada do museu)

Museu Internacional da Manga

Numa das minhas pesquisas para fazer o roteiro, deparei-me com aquele que, para mim e para muitos fãs, é o mais interessante de todos os sítios para se visitar: o Museu Internacional da Manga.

O edifício está instalado numa antiga escola primária convertida numa biblioteca de manga onde o visitante pode ler e aprender sobre este género de banda desenhada. Dividido em três pisos, o museu conta a história da manga desde os primórdios até à actualidade.

No primeiro andar, estão os volumes Shonen, para rapazes adolescentes, com séries como Dragon Ball, Bleach, Naruto, One Piece, Pokemon, Yugioh entre outros;

No segundo, os volumes Shojo, para raparigas adolescentes, com séries como Sailor Moon, Precure, Nana, Mew Mew, Fushigi Yugi entre outros.

No terceiro, volumes Seinen, para adultos, com séries como Chobits, Ghost in the Shell, entre outros.

É absolutamente fascinante olhar para as prateleiras e reconhecer os personagens que tantas vezes vi na televisão.

Para quem não é muito apreciador de manga, pode sempre explorar a história do edifício. Não faltam fotografias de antigas turmas e professores que passaram pela escola. Também é possível ver a antiga sala do director e algumas salas de aula, ao mesmo tempo que se passeia pelos corredores e se imaginam os grupos de crianças a andarem por ali.

Também tive oportunidade, para além de ver as diferentes exposições e colecções do museu, de ouvir um contador de histórias que recriou a maneira antiga de as contar. Através de um teatro, o Kamishihai, que antes era exibido na rua para entreter as crianças. Este teatro era constituído por gravuras pintadas em folhas de pergaminhos que eram desenrolados á medida que a história ia sendo contada.

Naquele caso, eram gravuras em cartão que eram encaixadas na estrutura de madeira. Muitas vezes, tinha pequenos jogos, para além das histórias, em que os pequenos tinham de adivinhar o nome de um personagem ou um ditado popular. Quem acertasse, recebia um prémio que geralmente eram doces. No caso que vi, eram pequenos brindes como pins ou pulseiras.

Como forma de conclusão, posso dizer que vim com vontade de voltar. De explorar mais, de respirar mais daquela cultura magnífica e, claro, de trazer mais ‘tesouros’ para a minha colecção! Se tiverem oportunidade não hesitem em fazer esta visita!


Museu Internacional de Manga de Quioto
452 Kinbukicho, Nakagyo Ward, Kyoto, 604-0846, Japan
10:00 – 18:00 h, excepto quarta-feiras.
https://www.kyotomm.jp/en/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s