No radar

Antígona no Teatro Nacional D. Maria II

por Fernando M*

Constitui crime recusar o cumprimento de uma lei dos homens pela satisfação de um dever moral para com a família?

É a partir desta questão que Sófocles há mais de 2400 anos escreveu Antígona.

Antígona é filha de Jocasta e Édipo, neta de Jocasta e irmã de Édipo… filha do incesto, ela própria representa a tragédia. Após a morte de seus pais, seus dois irmãos Etéocles e Polinices digladiam-se pelo trono de Tebas e ambos morrem às mãos um do outro, tal como Édipo profetizara.

Creonte, irmão de Jocasta e Rei de Tebas, decide que apenas Etéocles terá direito a cerimónias fúnebres, por ter defendido a pátria, enquanto Polinices, por ser um traidor que pretendia usurpar a cidade, não poderá ser enterrado, ficando exposto ao apetite de animais necrófagos.

Indignada com os termos de uma Lei injusta, Antígona rebela-se e… o resto poderá ser respondido na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II de 18 de Setembro até 6 de Outubro.

Em 1946 Amélia Rey Collaço – actriz, encenadora, directora teatral e tudo no Teatro português – escolheu para a estreia da sua filha Mariana nas tábuas do D. Maria II a tragédia de Sofócles, Antígona.

A estreia de Mariana Rey Monteiro foi de tal ordem auspiciosa que originou uma carreira longa, diversa e profícua que a elevou a primeira figura da cena teatral portuguesa, a par de sua mãe.

73 anos depois Mónica Garnel, bisneta de Amélia e neta de Mariana, recebe o testemunho e encena a sua Antígona naquela casa, que foi durante tantos anos o lar artístico da sua família. O convite veio de Tiago Rodrigues, director artístico do D. Maria, que desconhecia a ligação familiar de Mónica a esta peça, mas reconhecia-lhe a voz original para trazer para 2019 um clássico da dramaturgia.

Ainda dizem que não há coincidências!

Se alguém pensa que irá encontrar na encenação de Mónica Garnel uma versão dita clássica, repleta de togas gregas, colunas e marcações previsíveis é porque não tem estado atento à modernidade da sua forma de ver o Teatro. O Teatro é um ser vivo e a maneira de o perpetuar é actualizar a sua linguagem, trazendo-o para os dias de hoje.

A título de exemplo basta dizer que o espectáculo começa com um animal em cena, que irrompe sobre a plateia ou que o Coro é abrilhantado por um talentosíssimo street dancer.

A cenografia apresenta-se dual entre algum luxo do mobiliário contrapondo com o cenário de natureza industrial, que remete para um armazém ou contentor onde o colectivo de personagens se encerra. Os figurinos são contemporâneos e adequados na perfeição às exigências da dramaturgia.

Em cena ao lado do (excepcional) elenco fixo do Teatro D. Maria – João Grosso, Manuel Coelho, Paula Mora – encontramos o Amanhã: seis jovens actores, alunos do Conservatório, que ali fizeram estágio e provam a cada cena que o futuro do teatro português está mais que assegurado.

Mais do que destacar o papel individual de cada um dos actores ou personagens, para Mónica Garnel o importante foi o equilíbrio do colectivo, que se mantém em cena constante e vigilante, fazendo sentir a sua presença imponente enquanto espectadores de tudo o que vai sucedendo ao som do rock n’roll.

A roupagem é moderna. O texto é um clássico.

Antígona é um espectáculo sobre a pólis, a família, o papel da mulher no mundo, o valor de uma lei injusta, o direito à resistência, sobre as consequências das nossas decisões…ao fim e ao cabo (como todas as tragédias gregas) é sobre a fragilidade de ser humano.

Vale muito a pena uma visita ao D. Maria!


ANTÍGONA
18 SET – 6 OUT 2019
QUA E SÁB, 19H/QUI E SEX, 21H /DOM, 16H
TNDM II – SALA GARRETT


* Sobre Fernando M:
“Sou dos livros, dos filmes, do Teatro, da mesa e das esplanadas nos dias de Sol”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s