Editorial # 3 Ago./Set. 2019

Navegamos convosco a bordo, por este Verão adentro, na terceira etapa desta viagem.

Esperamos velas enfunadas por ventos favoráveis, mares gentis e brisas suaves.

Para vosso conforto, sugerimos cocktails com sombrinhas e sorvetes, para desfrutarem enquanto nos lêem, de pés na água, à beira da piscina de bordo ou descansados na espreguiçadeira, a vosso gosto.

Neste navio, nem todas as leituras serão amenas. Não é para isso que cá estamos. Já nos conhecem um pouco e sabem que apreciamos os grandes prazeres da vida, onde se inclui o gozo às vezes agridoce da reflexão.

A poesia, a escrita e a leitura assumem especial relevo nesta viagem. Desde logo, com uma entrevista a Gisela Casimiro, escritora, a pretexto do seu livro de poesia, “Erosão” (2018, Urutau) mas que transcende em muito a sua escrita e nos levará a um dos seus, e nosso, portos favoritos: as pessoas. Seguimos, navegando pela “Comédia Humana”, de Balzac, na leitura do João Pedro e vamos conhecer pela mão da Teresa o inquietante “Milkman”, com que Anne Burns venceu o Booker Prize de 2019. Para mares mais agitados, propomos o ensaio da Carla sobre outro pecado capital, a Ira, e a reflexão do Luís Nascimento sobre o “Movimento Zero”.

Os amores de verão e as viagens fazem, como não podia deixar de ser, parte da expedição. O Paulo Maia e Silva, na Palavra dos Outros, relata-nos, na primeira pessoa, as impressões iniciais de um diplomata colocado temporariamente em Pequim. Na ficção, a Antónia passeia-se por Banguecoque; a Adriana propõe-nos um passeio pelo fantástico e a Isabella fica-se pelos amores, nem sempre fáceis, como sabemos. Mesmo os de Verão.

Durante a viagem, mergulharemos no “Iberanime” com a Joana Nascimento; na sala de teatro, onde a Clarissa ensaiará “Gota d’água” de Chico Buarque e Paulo Pontes e, na nossa sala de cinema, a Joana Gonçalves passará “Quase Famosos”, de Cameron Crowe. O Luís Ramos vai levar-nos a ver as estrelas e o Pedro dar-nos-á música.

Bem-vindos a bordo. Zarpemos!

Carla Coelho e Filipa Gonçalves

( “Barco do Amor”, Temp. 9, 3 Ep., “Picture from the Past”, 1985)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s