No radar

por Joana Nascimento

A revista Courrier Internacional, uma publicação mensal francesa mas que também edita em Portugal, este mês traz um especial dedicado ao Japão.

No artigo intitulado «Reinventar o Japão», de vários autores, são abordados diversos temas desde as artes à política, passando pelo desporto, cultura, relação de género, ambiente e ciência.

Para além destes artigos e como não podia deixar de ser, também há um artigo sobre manga, da autoria de Hiroyuki Onoto e Akinobu Iwasawa que, para mim, eram desconhecidos. Este artigo parte do maior evento dedicado à manga no Japão, o ComicKet, e dá a conhecer, através de vários testemunhos japoneses e estrangeiros, a forma como este estilo de desenho acompanha as mudanças que se vêm a verificar no Japão contemporâneo, mas também o crescente interesse por parte dos estrangeiros em aprender mais sobre a manga, seja através do evento ou de cursos dedicados ao tema promovidos por universidades japonesas. Refere, ainda, o contraste entre a manga japonesa e crescente coreana e a forma como o lado japonês responde a este crescimento. O artigo, apesar de pequeno e sucinto, não deixa de ser interessante, pois integra a manga nas mudanças sociais do Japão e tenta explicar a enorme influência que continua a ter no Ocidente, nomeadamente junto dos jovens que são os principais visados no especial. 

Para todos aqueles que se interessem pelo Japão e queiram saber um pouco mais sobre ele, aqui fica uma excelente oportunidade de leitura.

(imagem em destaque: Cerejeira em flor, aguarela, detalhe (© Storyblocks)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s