No radar

Uma visão diferente

por Carla Coelho

La otra mirada é uma série espanhola, produzida pela TVE, que conta a história das alunas e professoras de uma academia para raparigas, na Sevilha dos anos 20 do século passado.

O ponto de partida lembra um pouco O sorriso de Mona Lisa, filme (2003) em que uma professora progressista (Julia Roberts) aceita um lugar numa escola conservadora.

Nesta série espanhola, a acção inicia-se com a chegada de Teresa, uma mulher de quarenta anos, à escola. Teresa foge do misterioso assassinato de um embaixador espanhol em Lisboa e procura uma rapariga, Roberta Luna. Para recolher informações sobre a rapariga, que é aluna na escola, candidata-se a um lugar como professora. A sua mentalidade aberta assegura-lhe o lugar, mas nem tudo são rosas. À resistência de uma professora mais conservadora, soma-se o desinteresse das alunas, cuja educação nunca teve por objectivo ensiná-las a pensar por si e a lutarem pelos seus direitos. Estranham a mudança, mas gradualmente vão ganhando o gosto, à medida que se sucedem as peripécias envolvendo as várias protagonistas.

Comecei a ver esta série na TV2 por acaso, pois apanhei-a num momento de zapping. A reconstituição de época, as interpretações e a história daquele em episódio em concreto, captaram logo a minha atenção e deixei-me ficar a assistir. Num tempo em que toda a gente fala da Netflix e na Guerra dos Tronos, deixo-vos esta proposta diferente, que nos oferece uma visão sensível e inteligente sobre o passado recente da história e, em particular, da história das mulheres. Verdadeiro serviço público de que a TV2 em boa hora se encarregou.

Info: Uma visão diferente é transmitida às 20.20h, domingos, na TV2